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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Abertas as incrições para PEP 2011-30/08/2010 a 17/09/2010

O QUE É PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL?

O PEP (Programa de Educação Profissional) tem como objetivo principal oferecer educação profissionalizante gratuita de qualidade, criando, para seus participantes, oportunidades reais no mundo do trabalho. Participam do PEP alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual, interessados que já concluíram o Ensino Médio (e que não estão no curso superior) e estudantes do 1º ou 2º anos dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, na modalidade presencial.

Que cursos o PEP oferece?
Os cursos a serem oferecidos pelo PEP são os que constam do “Catálogo de Cursos”, disponível no sítio da Secretaria de
Estado de Educação: http://www.educacao.mg.gov.br
Onde posso fazer o PEP? / Quais instituições de ensino oferecem os cursos?
As instituições serão divulgadas para escolha no momento da sua matrícula, após o processo de seleção.
Como faço para saber se fui aprovado/selecionado para o PEP?
O resultado da seleção será divulgado no sítio www.educacao.mg.gov.br, a partir de 17/11/2010.
Qual é o programa do curso, quantas horas de aula?
O programa (“Grade Curricular”) e o horário das aulas são de autonomia e responsabilidade de cada escola. Assim, no
momento da matrícula solicite as informações detalhadas do curso.
Qual a duração de um curso do PEP?
A duração dos cursos, atendida a carga horária mínima exigida pela Resolução CNE nº 04/99, e o programa (“Grade
Curricular) são de autonomia e responsabilidade de cada escola. Assim, no momento da matrícula solicite as informações
detalhadas do curso, se ele tem estágio curricular obrigatório e sobre as normas de funcionamento da Instituição.
Quando as aulas serão iniciadas?
As aulas estão previstas para iniciarem a partir de fevereiro de 2011. Contudo, para que as aulas comecem é necessário
que a escola tenha assinado contrato com a Secretaria de Estado de Educação. Assim, ela poderá definir a data para
começar o curso.
Onde consigo uma 2ª via do comprovante de inscrição?
Você poderá fazer a impressão da 2ª via do comprovante de inscrição no sítio da Secretaria de Estado de Educação:
http://www.educacao.mg.gov.br, até o dia 17/10/2010.
Onde serão realizadas as provas de seleção?
No seu comprovante de inscrição está definido o local onde você fará o exame de seleção.
Quais documentos preciso apresentar na hora da prova?
No dia da prova – 17/10/2010 – o candidato deverá comparecer ao local das provas munido de documento oficial com
foto, comprovante de inscrição, CPF, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
Somente será autorizada a entrada do candidato na sala de provas se ele estiver portando documento de identidade
original que o identifique, como: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública,
pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para
Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe ou por força de Lei Federal que valem
como documento de identidade; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem
como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/97). Os documentos deverão estar em
perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.
Como altero as informações constantes do meu formulário de inscrição?
Fique atento ao realizar sua inscrição, pois após “confirmar” (finalizar) seu pedido de inscrição nenhum dado poderá ser
mais alterado. Lembre-se de que o candidato é inteiramente responsável pelos dados informados em sua inscrição.
Posso alterar o curso que escolhi?
Fique atento ao realizar sua inscrição, pois após “confirmar” (finalizar) seu pedido de inscrição nenhum dado poderá ser
mais alterado. Lembre-se de que o candidato é inteiramente responsável pelos dados informados em sua inscrição.
Perdi a data da prova de seleção, posso fazer nova seleção?
Todas as informações constantes sobre os processos de seleção do PEP são disponibilizados no sítio da Secretaria de
Estado de Educação: http://www.educacao.mg.gov.br. Assim, fique atento ao próximo processo seletivo.
Não passei na 1ª chamada. Terão outras chamadas?
As vagas disponibilizadas para o PEP 1º de 2011 serão todas preenchidas. Assim, acompanhe diariamente no sítio da
Secretaria de Estado de Educação: http://www.educacao.mg.gov.br. se o curso para o qual você se inscreveu preencheu
as vagas em primeira chamada ou se está acontecendo a chamada dos excedentes.
Quantos pontos preciso fazer na seleção para ser aprovado?
Não existe pontuação mínima para ser aprovado no PEP.
A classificação final dos candidatos será feita na ordem decrescente de pontuação total obtida na prova de seleção.
Importante registrar que 50% das vagas serão destinadas, obrigatoriamente, aos alunos da rede pública estadual.
Quem pode se inscrever no PEP?
1) alunos que estejam no 2º ou no 3º anos do ensino médio de escola pública estadual.
2) alunos que estejam no 1º, 2º ou 3º períodos do EJA modalidade presencial de escola pública estadual.
3) alunos que já concluíram o ensino médio em qualquer esfera (estadual, municipal, federal, particular, supletivo, EJA,
CESEC).
Qual a idade limite para se inscrever no PEP?
Não existe idade máxima para participar do PEP. Contudo, existem cursos que têm restrição de idade, como é o caso do
Técnico em Radiologia, onde o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos.
Com que antecedência terei que chegar no dia da prova de seleção?
O aluno do PEP pode pedir transferência de curso?
Se o aluno desistir de fazer o curso do PEP ele tem que pagar o curso?
Para saber sobre os Direitos e Deveres do Candidato acesse o Manual do Candidato no sítio da Secretaria de Estado de
Educação www.educacao.mg.gov.br e leia-o atentamente.
O que devo estudar para o exame de seleção?
As provas serão de português e matemática, com todo o conteúdo do ensino médio.
Tenho deficiência e precisarei de ajuda no dia da prova. Como obterei apoio?
Na ficha de inscrição consta campo específico para você dizer sobre sua deficiência e informar o recurso de acessibilidade
que você necessita.
Qual a data limite para inscrição no processo seletivo do PEP?
O prazo final para inscrição no processo seletivo do PEP é 17/09/2010. Não haverá segunda prova.
Conclui o PEP no ano passado, posso me inscrever novamente em outro curso?
Estou fazendo um curso do PEP, posso fazer outro?
Cada candidato só pode se beneficiar uma única vez com a gratuidade do PEP. Assim, você não poderá concorrer à outra
vaga.
Estava fazendo um curso do PEP e abandonei, agora quero fazer outro. Eu posso?
Não. Alunos que abandonam o curso que estavam fazendo, conforme consta do Manual do Candidato, não podem se
candidatar a nova vaga.
O aluno do PEP tem ajuda de custo?
A gratuidade do PEP não cobre despesas como transporte, alimentação, uniforme e/ou ajuda de custo.
Posso solicitar mudança de local para fazer a prova de seleção?
Não, o local de prova é definido no ato da inscrição, não sendo possível mudanças.
Estou fazendo curso superior, posso me inscrever no processo seletivo do PEP?
Conforme consta do Manual do Candidato, quem está cursando o ensino superior não pode se inscrever no PEP.
Não encontrei o que precisava na lista de questões. Como posso resolver minha dúvida ou problema?
Enviando e-mail para o fale conosco divulgado no site da SEE www.educacao.mg.gov.br, informando seu nome e número
de inscrição (caso já tenha se inscrito) ou pelo 0800 701 42 55.

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