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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Abertas as incrições para PEP 2011-30/08/2010 a 17/09/2010

O QUE É PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL?

O PEP (Programa de Educação Profissional) tem como objetivo principal oferecer educação profissionalizante gratuita de qualidade, criando, para seus participantes, oportunidades reais no mundo do trabalho. Participam do PEP alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual, interessados que já concluíram o Ensino Médio (e que não estão no curso superior) e estudantes do 1º ou 2º anos dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, na modalidade presencial.

Que cursos o PEP oferece?
Os cursos a serem oferecidos pelo PEP são os que constam do “Catálogo de Cursos”, disponível no sítio da Secretaria de
Estado de Educação: http://www.educacao.mg.gov.br
Onde posso fazer o PEP? / Quais instituições de ensino oferecem os cursos?
As instituições serão divulgadas para escolha no momento da sua matrícula, após o processo de seleção.
Como faço para saber se fui aprovado/selecionado para o PEP?
O resultado da seleção será divulgado no sítio www.educacao.mg.gov.br, a partir de 17/11/2010.
Qual é o programa do curso, quantas horas de aula?
O programa (“Grade Curricular”) e o horário das aulas são de autonomia e responsabilidade de cada escola. Assim, no
momento da matrícula solicite as informações detalhadas do curso.
Qual a duração de um curso do PEP?
A duração dos cursos, atendida a carga horária mínima exigida pela Resolução CNE nº 04/99, e o programa (“Grade
Curricular) são de autonomia e responsabilidade de cada escola. Assim, no momento da matrícula solicite as informações
detalhadas do curso, se ele tem estágio curricular obrigatório e sobre as normas de funcionamento da Instituição.
Quando as aulas serão iniciadas?
As aulas estão previstas para iniciarem a partir de fevereiro de 2011. Contudo, para que as aulas comecem é necessário
que a escola tenha assinado contrato com a Secretaria de Estado de Educação. Assim, ela poderá definir a data para
começar o curso.
Onde consigo uma 2ª via do comprovante de inscrição?
Você poderá fazer a impressão da 2ª via do comprovante de inscrição no sítio da Secretaria de Estado de Educação:
http://www.educacao.mg.gov.br, até o dia 17/10/2010.
Onde serão realizadas as provas de seleção?
No seu comprovante de inscrição está definido o local onde você fará o exame de seleção.
Quais documentos preciso apresentar na hora da prova?
No dia da prova – 17/10/2010 – o candidato deverá comparecer ao local das provas munido de documento oficial com
foto, comprovante de inscrição, CPF, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
Somente será autorizada a entrada do candidato na sala de provas se ele estiver portando documento de identidade
original que o identifique, como: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública,
pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para
Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe ou por força de Lei Federal que valem
como documento de identidade; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem
como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/97). Os documentos deverão estar em
perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.
Como altero as informações constantes do meu formulário de inscrição?
Fique atento ao realizar sua inscrição, pois após “confirmar” (finalizar) seu pedido de inscrição nenhum dado poderá ser
mais alterado. Lembre-se de que o candidato é inteiramente responsável pelos dados informados em sua inscrição.
Posso alterar o curso que escolhi?
Fique atento ao realizar sua inscrição, pois após “confirmar” (finalizar) seu pedido de inscrição nenhum dado poderá ser
mais alterado. Lembre-se de que o candidato é inteiramente responsável pelos dados informados em sua inscrição.
Perdi a data da prova de seleção, posso fazer nova seleção?
Todas as informações constantes sobre os processos de seleção do PEP são disponibilizados no sítio da Secretaria de
Estado de Educação: http://www.educacao.mg.gov.br. Assim, fique atento ao próximo processo seletivo.
Não passei na 1ª chamada. Terão outras chamadas?
As vagas disponibilizadas para o PEP 1º de 2011 serão todas preenchidas. Assim, acompanhe diariamente no sítio da
Secretaria de Estado de Educação: http://www.educacao.mg.gov.br. se o curso para o qual você se inscreveu preencheu
as vagas em primeira chamada ou se está acontecendo a chamada dos excedentes.
Quantos pontos preciso fazer na seleção para ser aprovado?
Não existe pontuação mínima para ser aprovado no PEP.
A classificação final dos candidatos será feita na ordem decrescente de pontuação total obtida na prova de seleção.
Importante registrar que 50% das vagas serão destinadas, obrigatoriamente, aos alunos da rede pública estadual.
Quem pode se inscrever no PEP?
1) alunos que estejam no 2º ou no 3º anos do ensino médio de escola pública estadual.
2) alunos que estejam no 1º, 2º ou 3º períodos do EJA modalidade presencial de escola pública estadual.
3) alunos que já concluíram o ensino médio em qualquer esfera (estadual, municipal, federal, particular, supletivo, EJA,
CESEC).
Qual a idade limite para se inscrever no PEP?
Não existe idade máxima para participar do PEP. Contudo, existem cursos que têm restrição de idade, como é o caso do
Técnico em Radiologia, onde o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos.
Com que antecedência terei que chegar no dia da prova de seleção?
O aluno do PEP pode pedir transferência de curso?
Se o aluno desistir de fazer o curso do PEP ele tem que pagar o curso?
Para saber sobre os Direitos e Deveres do Candidato acesse o Manual do Candidato no sítio da Secretaria de Estado de
Educação www.educacao.mg.gov.br e leia-o atentamente.
O que devo estudar para o exame de seleção?
As provas serão de português e matemática, com todo o conteúdo do ensino médio.
Tenho deficiência e precisarei de ajuda no dia da prova. Como obterei apoio?
Na ficha de inscrição consta campo específico para você dizer sobre sua deficiência e informar o recurso de acessibilidade
que você necessita.
Qual a data limite para inscrição no processo seletivo do PEP?
O prazo final para inscrição no processo seletivo do PEP é 17/09/2010. Não haverá segunda prova.
Conclui o PEP no ano passado, posso me inscrever novamente em outro curso?
Estou fazendo um curso do PEP, posso fazer outro?
Cada candidato só pode se beneficiar uma única vez com a gratuidade do PEP. Assim, você não poderá concorrer à outra
vaga.
Estava fazendo um curso do PEP e abandonei, agora quero fazer outro. Eu posso?
Não. Alunos que abandonam o curso que estavam fazendo, conforme consta do Manual do Candidato, não podem se
candidatar a nova vaga.
O aluno do PEP tem ajuda de custo?
A gratuidade do PEP não cobre despesas como transporte, alimentação, uniforme e/ou ajuda de custo.
Posso solicitar mudança de local para fazer a prova de seleção?
Não, o local de prova é definido no ato da inscrição, não sendo possível mudanças.
Estou fazendo curso superior, posso me inscrever no processo seletivo do PEP?
Conforme consta do Manual do Candidato, quem está cursando o ensino superior não pode se inscrever no PEP.
Não encontrei o que precisava na lista de questões. Como posso resolver minha dúvida ou problema?
Enviando e-mail para o fale conosco divulgado no site da SEE www.educacao.mg.gov.br, informando seu nome e número
de inscrição (caso já tenha se inscrito) ou pelo 0800 701 42 55.

Visitantes

A Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ torna pública a abertura das inscrições

A Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização de Concurso Público destinado à seleção de candidatos para provimento de vagas no cargo de Analista de Gestão em Saúde, Assistente Técnico de Gestão em Saúde e Técnico em Saúde Pública, todos para a Carreira de Suporte Técnico em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública.
O Concurso Público será regido pela legislação pertinente e pelas demais disposições regulamentares, aprovado pelas instâncias administrativas da FIOCRUZ e executado pela Fundação Getulio Vargas.
  • Serão oferecidas 469 vagas para os cargos relacionados de nível Médio, Técnico e Superior, com carga horária de 40h semanais e remuneração variada entre R$ 4.266,68 a R$ 7.555,83.
  • O período de inscrição será de 17 de agosto de 2010 a 17 de setembro de 2010, exclusivamente por meio da Internet, através do endereço eletrônico http://concurso.fgv.br ou www.fiocruz.br.
O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 65,00 para os cargos de nível Médio e Técnico e de R$ 100,00 para os cargos de nível Superior.
  • Haverá isenção do valor da taxa de inscrição para os candidatos amparados pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008 e para os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. O candidato deverá requerer isenção da taxa de inscrição no período de 17 a 23 de agosto de 2010, enviando a documentação, impreterivelmente, via Sedex, para FGV - Concurso FIOCRUZ-02, Caixa Postal 9018 - Rio de Janeiro-RJ - CEP 22.270-970.
O candidato deverá imprimir o cartão de informação a partir do dia 19 de outubro de 2010, na internet, no endereço eletrônico da empresa organizadora do concurso ou no portal eletrônico da FIOCRUZ.
O Concurso Público para os cargos para a classe inicial do cargo de Analista de Gestão em Saúde será composto das seguintes etapas:
1ª etapa: Prova Objetiva, eliminatória e classificatória;
2ª etapa: Análise de Títulos, classificatória.
O concurso público para a classe inicial do cargo de Técnico em Saúde Pública será composto de duas etapas:
1ª etapa: Prova Objetiva, eliminatória e classificatória;
2ª etapa: Prova Prática, classificatória.
  • A prova objetiva realizar-se-á em 24 de outubro de 2010, em local e horário indicados no cartão de informação e divulgados nos endereços eletrônicos já relacionados anteriormente. A prova objetiva terá 4 horas de duração.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova objetiva munido de caneta esferográfica de tinta de cor azul ou preta, com a qual deverá assinalar a resposta conforme instruções contidas na folha de respostas, que será o único documento válido para a correção eletrônica.
O prazo de validade do Concurso será de um ano, prorrogável por igual período, a critério da Administração da FIOCRUZ
  A Agência Brasileira de Inteligência do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (www.abin.gov.br), torna público as inscrições para o Concurso Público destinado a selecionar candidatos para o provimento de vagas nos cargos de Oficial Técnico de Inteligência e de Agente Técnico de Inteligência integrantes do Plano de Carreiras e Cargos da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).


O concurso será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e pela ABIN.
Sobre as inscrições:
  • Será admitida a inscrição exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br, solicitada entre 10h00 do dia 13 de setembro de 2010 até às 23h59 do dia 4 de outubro de 2010, observado o horário oficial de Brasília-DF.
  • Haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, para os candidatos que se declararem impossibilitados de arcar com o pagamento da taxa de inscrição e que comprovarem renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos e estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato, disponível por meio do aplicativo para a solicitação de inscrição, no período entre 10h00 do dia 13 de setembro de 2010 e 23h59 do dia 4 de outubro de 2010, no endereço eletrônico do CESPE.
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, o CESPE/UnB disponibilizará locais com acesso à Internet, localizados nos endereços listados no Edital de Abertura, no período de inscrição, observados o horário e o dia de funcionamento de cada estabelecimento.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00 para cargos de Nível Superior, e de R$ 64,00 para cargos de Nível Médio.
Os cargos oferecidos são os seguintes:
  • Nível Superior: Oficial Técnico de Inteligência (50 vagas - com remuneração de até R$ 10.216,12 para 40 horas semanais).
  • Nível Médio: Agente de Inteligência (30 vagas - com remuneração de até R$ 4.211,04 para 40 horas semanais).
Sobre a realização das Provas:
O concurso será realizado em três etapas:
A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, constituir-se-á de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos e de prova discursiva;
A segunda etapa, de caráter eliminatório, abrangerá as seguintes fases:
a) investigação social e funcional; e
b) avaliação médica;
A terceira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de Curso de Formação em Inteligência na Escola de Inteligência (Esint) da ABIN, a ser realizado em Brasília-DF.
A primeira e a segunda etapa ocorrerão nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal.
  • As Provas Objetivas e a Prova Discursiva terão a duração de cinco horas e serão aplicadas no dia 14 de novembro de 2010, no turno da tarde. Os locais e os horários serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na Internet, na data provável de 4 de novembro de 2010.
  • O Curso de Formação em Inteligência, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado em Brasília-DF, na Escola de Inteligência (Esint), tem por objetivo preparar o candidato para o exercício do cargo e terá duração de 250 horas/aula, em horário integral e dedicação exclusiva, sendo regulado por projeto pedagógico próprio e por Regimento Escolar a ele aplicável.
O candidato poderá obter informações referentes ao Concurso Público na Central de Atendimento do CESPE/UnB, localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, mezanino - Asa Norte, Brasília-DF, por meio do telefone (61) 3448-0100, ou via Internet.
O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após seis meses, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final da primeira turma do CFI, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.